Pular para o conteúdo principal

Quilombo sem Covid-19

Vidas quilombolas importam!

 

Projeto Perpetuar - Quilombolas de Jacunday - Moju-Pará

A chegada do Coronavírus em nossa comunidade quilombola de Jacunday, em Moju, no Estado do  Pará, nos obrigou a fazer o isolamento social. Sem apoio do poder público e sem condições de trabalhar e vender nossos produtos, enfrentarmos uma dura crise que afeta nossa capacidade de nos manter de forma autônoma. Por isso criamos uma Comissão Quilombola, para conseguirmos o apoio às famílias para os próximos três meses, por meio da compra de cestas básicas e itens de higiene e limpeza.
O que são as comunidades quilombolas?

São comunidades formadas por descendentes de africanos, que vivem, na sua maioria, da agricultura familiar, em terras próprias, doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo. Mantendo fortes relações com o território utilizando da terra e seus recursos para a resistência e propagação de nossa cultura, modo de vida e ancestralidade.

Quem somos?

Somos homens, mulheres e crianças da comunidade quilombola Jacunday, localizada no município de Moju, Estado do Pará. Nossa renda é oriunda principalmente da produção rural e estamos impossibilitados de continuar nossas atividades neste momento de isolamento social, não podendo comercializar nossos produtos e nem comprar itens básicos que necessitamos nos município mais próximos. Estamos seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) evitando o deslocamento para, principalmente, proteger a vida de nossos Griôs (Anciãos) que são numerosos e fundamentais em nossas comunidades.
A comunidade que mobiliza esta campanha está localizada em Moju, município do Estado do Pará e  tem o total 150 famílias.

Como apoiar?

Faça sua doação na nossa Vaquinha aqui.